top of page

 

 

        O Município de Duque de Caxias tinha apenas seis anos de existência,quando um ousado jornalista resolveu lançar um veículo independente que fosse o porta voz da nova cidade, através dos diversos segmentos que se organizavam. Assim em 1950 nascia  O Municipal, concebido e formatado por Euricles de Aragão(um dos fundadores da ADLA (Academia Duque Caxiense de Letras e Artes) , um repórter que adquiriu experiência com Assis Chateaubriand, fundador do "diarios Associados" um dos maiores conglomerados de midias no Brasil.

 

         A cultura e as artes sempre tiveram destaques nas páginas do jornal. Foi através de " O municipal", que a baixada fluminense e o Rio de Janeiro ,tomaram conhecimento dos poetas e artistas do municipio, como o médico e poeta Antônio Pinto do Vale, O artista múltiplo Barboza Leite e vários outros artistas.

 

Enquanto outros veículos alimentavam a "nata" da sociedade local, O municipal dava tratamento"vip" a clubes modestos, mais sem por isso despidos de importância social, tais como o Belém(centro de resitência contra a discriminação racial) Vila rosário , Aliança da Fnm , e vários outros.

 

        Em toda sua trajetória ,o Jornal o Municipal foi sempre pautado pela transparência e pela  honestidade , fazendo desses, a base de todo o seu trabalho, conquistando dia após dia , mais e mais leitores.

 

           Em uma recente pesquisa encomendada por uma empresa privada e repassada a nós , O jornal o Municipal foi apontado como um jornal sério, de grande credibilidade perante a população, fato esse que nos enche de orgulho, e nos faz seguir em frente, levando informação a população da baixada a verdade dos fatos , mesmo contra interesses de  alguns poderosos,  que talvez sintam  a falta da censura imposta a imprensa no regime militar.

 

        Com 10 mil exemplares rodados a cada 15 dias, o Jornal O municipal é sem dúvida nenhuma, um pilar da democracia em toda a baixada fluminense, trazendo  informação instantânea , apurando e informando fatos exclusivos  aos seus leitores, principalmente no âmbito politico, econômico e social.

 

         63 anos se  passaram,hoje  com uma nova diretoria,  O jornal impresso se modernizou com um moderno, arrojado e ousado  projeto gráfico, elogiado por muitos  e  comparados aos grandes jornais nacionais.

 

  Euricles costumava dizer a cada nova edição de o municipal que: "o prazer de  fazer circular uma nova edição de o Municipal, supre ate a insuficência  de calorias oriundas da avareza dos dentetores do poder" . uma frase sábia e seguida atualmente por todos nós.

 

          Hoje , julho de 2013 ,O  jornal o Municipal  também chega a sua edição online. A globalização, a internet, a velocidade com que as  notícias circulam, leitores virtuais ávidos por informação(informação essa que pode chegar a sua residência a qualquer hora do dia ou da  noite,ou madrugada), necessário se faz a o Municipal  atingir novos horizontes.  Atualmente ,  o jornal O Municipal não é somente o jornal de Duque de Caxias , é o Jornal de toda a Baixada Fluminense  e a partir de hoje, também será o seu jornal Online.

 

Apenas  3  dias após  o lançamento de sua  página oficial no facebook, dezenas de pessoas  ja estavam conectados a rede de o municipal  e a tendência é aumentar significativamente.

 

            A versão impressa do jornal, se esgota rapidamente , mais agora , atráves de sua versão online, aliado ao poder  das redes sociais , O muncipal irá  atingir um numero inimaginável de leitores .A curto prazo ,pretendemos duplicar esse quantitativo , e   a longo prazo igualar o seu público de leitores do jornal expresso, com a versão digital, e assim certamente, O municipal, além de ser o jornal mais lido na baixada fluminense, também será o jornal online mais acessado dessa região, com ajuda de vocês população da baixada!

 

"O prazer de  fazer circular uma nova edição de o Municipal, supre até a insuficiência  de calorias oriundas da avareza dos dentetores do poder"

 

EURICLES DE ARAGÃO

bottom of page