04.01.2025
Sistema de combate ao racismo do governo Lula alcançou todas as regiões do Brasil em 2024
O Ministério da Igualdade Racial anunciou que atingiu em 2024 o maior número de adesões anuais ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Foram 58 novas adesões e seis alterações de modalidade, totalizando 64 avanços no ano.
O Sinapir é o sistema responsável por conduzir o exercício do enfrentamento do racismo e da consolidação da promoção da igualdade da racial, na perspectiva de uma política de Estado perene, sustentável, democrática e participativa.
O sistema agora conta com 282 adesões, um crescimento de 50% em relação ao início do governo, quando registrava 188 participantes. A gestão do sistema é feita pela Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Entre as adesões, a pasta liderada pela ministra Anielle Franco destacou as dos estados de Sergipe e Roraima, que completaram a presença do Sinapir em todas as unidades federativas do país. Capitais como Porto Velho (RO), Belém (PA), João Pessoa (PB) e Manaus (AM) também passaram a integrar a rede, ampliando a abrangência do Sistema.
O secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Clédisson Junior, celebrou as novas adesões como uma conquista coletiva.
“Este avanço simboliza o esforço conjunto entre o governo federal, estados e municípios para fortalecer o Sinapir. Atingir 282 adesões não apenas celebra a união dos entes federados, mas também indica nossa dedicação em levar as políticas de igualdade racial a todos os cantos do país”, afirmou, em nota.
Os estados do Maranhão e Rio Grande do Sul registraram o maior número de adesões em 2024, com dez e oito municípios, respectivamente.