top of page

Morre Dom Mauro Morelli – Bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias.

202312_DEZEMBRO_VERMELHO_300x250.png

Faleceu na madrugada de segunda-feira o primeiro bispo da diocese de Duque de Caxias, Dom mauro Morelli. Sua nomeação ao bispado ocorreu em 25 de maio de 1981 pelo Papa João Paulo II. No período de sua nomeação o Brasil vivia uma intensa efervescência política como a greve dos metalúrgicos do ABC em São Paulo, luta por eleições diretas para presidente e pelo fim do regime militar. 


       Dom Mauro  deu uma nova dinâmica ao movimento católico na cidade de Duque de Caxias, principalmente nas pastorais da igreja, com destaque para a pastoral da juventude e também das comunidades eclesiais de base. Os setores conservadores o chamavam de ¨”bispo vermelho.” Seu trabalho foi além dos limites de sua jurisdição, se destacando  na defesa dos direitos humanos e a luta contra a fome no Brasil. Foi um dos fundadores do movimento pela Ética na Política e Junto com Herbert de Souza, o Betinho, participou no projeto  da Ação da Cidadania contra a Fome.


        Dom Mauro nasceu em  Avanhandava(SP) em 17 de setembro de 1935. Faleceu aos 88 anos, na madrugada de segunda-feira, 9 de outubro no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.

Gutemberg Cardoso - Sociólogo, Bacharel em Direito, Professor Universiário, foi o Idealizador do Centro Cultural Oscar Niemeyer e da Biblioteca Leonel de Moura Brizola em Duque de Caxias

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião de o Municipal

bottom of page