top of page

Atual texto da reforma tributária tende a pesar mais sobre o setor de serviços

Aug 1, 2023

Atual texto da reforma tributária tende a pesar mais sobre o setor de serviços

A reforma tributária começará a ser analisada no Senado. Para alguns especialistas, do jeito que está, o texto aumentará tributos, principalmente no setor de serviços. Até a próxima quarta-feira (2), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa indicará o nome do senador Eduardo Braga como relator.

Na reta final da negociação na Câmara, alguns setores garantiram alíquota reduzida. Foi o caminho encontrado para diminuir resistências e aprovar a reforma. Só que esse conjunto de exceções, segundo especialistas, ameaça o cumprimento da regra, que é um IVA, imposto único, calculado inicialmente em 25%.

Na prática, para alguns pagarem menos, outros terão que pagar mais. Segundo o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, a indústria e o setor financeiro serão beneficiados. Já o setor de serviços, que engloba o comércio e gera a maioria dos empregos no país, terá que pagar a conta.

“Terá um aumento significativo da carga tributária, muito expressivo em relação ao setor de serviços e ao comércio. O quanto aumentará, não se sabe porque até hoje não se conhece qual é a alíquota a tratar desses impostos (Everardo Maciel)

A preocupação é que, no Senado, a pressão por novas desonerações aumente. O relator já encomendou os cálculos da equipe econômica para ter certeza de que a alíquota de 25% vai ser suficiente para compensar as exceções.

bottom of page