top of page

07.02.2023

Ano letivo da rede municipal de Nova Iguaçu começa com escolas cheias e alunos entusiasmados

volta-as-aulas-primeiro-dia-e-m-profo-amazor-06-02-66-1-1200x829.jpg

Aluna do 8º ano da Escola Municipal Amazor Vieira Borges, no bairro de Jardim Tropical, em Nova Iguaçu, a adolescente Ana Clara da Silva Mendonça, de 13 anos, estava entusiasmada na manhã desta segunda-feira (6). Ela era uma das 67 mil alunas que iniciaram o ano letivo, que terá 209 dias, na  Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

“Estava ansiosa para rever os amigos e os professores. Sentia muita falta desse contato em sala de aula, pois ficar em casa é bom, mas enjoa. Sou muito boa em história e nesse ano letivo quero passar de ano direto mais uma vez. Estudar numa escola bem cuidada dá ainda mais motivação”, disse a animada Ana Clara. 

Logo pela manhã, os alunos foram recebidos por professores e diretores. Na primeira refeição do ano na escola, eles tomaram café, com direito a mingau. No almoço, o cardápio tinha feijão, arroz, almôndega, agrião e goiaba como sobremesa. 

“Esse primeiro bimestre, o mais longo do ano letivo, vai ser importante para o processo educacional, pois vamos fazer avaliações diagnósticas, trabalhar com nossos alunos as questões pedagógicas importantes que vão influenciar na gestão de resultados”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha. “Estamos dentro de um processo de reforma escolar, de manutenção das unidades e de climatização nas escolas. Estamos investindo na educação do município”. 

Este ano, o primeiro bimestre será mais longo para os estudantes, com um total de 57 dias de aulas. Os demais terão 47, 49 e 56 dias letivos, respectivamente. O recesso escolar será entre os dias 10 e 21 de julho, com o reinício do período das aulas no dia 24 do mesmo mês. O ano letivo deverá ser encerrado em 22 de dezembro.

Embora a segunda fase da pré-matrícula escolar tenha se encerrado no último dia 30, aqueles que ficaram sem vaga devem procurar a escola de interesse e, em caso de disponibilidade, efetuar a matrícula. Quem, porventura, desejar a transferência de unidade também deverá  ir ao local desejado e verificar a existência de vagas remanescentes.

05.02.2023

PlayStation Plus: Jogos de Fevereiro de 2023 já estão disponíveis

085449.jpg

A Sony acaba de lembrar por meio de suas redes sociais que os jogos do PlayStation Plus que fazem parte da leva de Fevereiro de 2023 já estão disponíveis para os assinantes.

Neste mês os assinantes do serviço PS Plus Essential podem resgatar três jogos e também uma DLC do Destiny 2, a Beyond Light. E outro alerta muito importante para os assinantes.

Dias atrás a Sony anunciou que não será mais possível resgatar os jogos que são oferecidos para os assinantes da PlayStation Plus, o Collection no PS5. Sendo assim, você tem até o dia 09 de maio para resgatar os jogos.

25.01.2023

A EX-ATLETA ISABEL DO VÔLEI E MAIS 13 PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS SERÃO HOMENAGEADOS NA ALERJ

Quatorze profissionais que se destacaram em suas diferentes áreas serão homenageados na próxima sexta-feira (27/01) com moção de aplausos, diplomas e Medalhas Tiradentes, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Entre os agraciados está a ex-jogadora de vôlei e treinadora Maria Isabel Barroso Salgado Alencar, mais conhecida como Isabel do Vôlei, que faleceu em 16 de novembro do ano passado, além de jornalista, produtor cultural, engenheiros, gestores públicos e profissionais da segurança pública. A iniciativa é fruto de resolução do deputado estadual Max Lemos. A cerimônia de entrega acontecerá a partir das 10h no auditório do Edifício Lúcio Costa, na Rua da Ajuda, 5, 21° andar, Centro do Rio de Janeiro.

“Estou no fim de meu mandato de deputado estadual, em breve assumirei como deputado federal, mas não poderia deixar de homenagear estes profissionais que se dedicaram e se dedicam para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, muitos dos quais tive o prazer de trabalhar ou ver de perto suas contribuições para levar melhorias e alegrias para a nossa população, como foi o caso da Isabel do vôlei, que deu ao Brasil, e principalmente ao Rio de Janeiro, onde nasceu e começou sua vida de atleta, as maiores alegrias, tanto como jogadora de vôlei quanto treinadora. Uma atleta que levou com orgulho o nome do Brasil para as disputas internacionais, e que sempre lutou para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Estas homenagens são não somente para destacar as ações destes profissionais, como também para incentivar novas contribuições para o nosso estado”, explicou Max Lemos.

Além da ex-atleta Isabel do Vôlei, que será homenageada com a Medalha Tiradentes e o respectivo diploma Post Mortem, receberão a maior honraria da Alerj o ex-secretário de Infraestrutura e Obras do Governo do Estado (SEINFRA) Rogério Lopes Brandi, o jornalista e ex-subsecretário de Relações Institucionais da SEINFRA, Felipe de Oliveira Carvalho, o ex-subsecretário de Habitação da SEINFRA e atual subsecretário de Iluminação Pública da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, Allan Borges Nogueira, o advogado e ex-superintendente de Licitações e Contratos da SEINFRA, Gabriel Miranda Peçanha, o ex-subsecretário de Projetos e Obras da SEINFRA e atual presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Pedro Henrique de Oliveira Ramos, o ex-subsecretário de Projeto Especiais da SEINFRA, Luciano Luiz Moreira, além do secretário de estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Pires, o subsecretário de Estado Maior Operacional da PMERJ, coronel Rogério Quemento Lobasso, o chefe de gabinete da SEPM, Renan Gomes de Oliveira, e o capitão da PMERJ, Jade Reis de Oliveira.

Na solenidade também serão homenageados com Moção de Aplausos o empresário Alam Pereira da Silva e o produtor cultural e diretor do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, Leandro Santanna. O biomédico Raphael Rangel da Chagas receberá o prêmio Ana Nery, que homenageia os profissionais da Saúde.

20.01.2023

Rio entra em estágio de mobilização devido à previsão de chuva forte

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização nesta sexta-feira (20), devido a previsão de chuva forte para as próximas horas. Definido pelo Centro de Operações Rio (COR), esse é o segundo nível de cinco em relação aos riscos da precipitação no município.

Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva já atuam sobre a Zona Norte da cidade, causando chuva moderada a forte.

Os especialistas acreditam que a tendência é de que estes núcleos se desloquem para o Centro do Rio e Tijuca. A previsão é de pancadas de chuva na noite desta sexta-feira.

Fonte : G1

13.01.2023

ALERJ ENTREGA DIPLOMAS DE CONCLUSÃO DO CURSO SOBRE A MATRIZ DE INSUMO-PRODUTO

A Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizaram nesta sexta-feira (13/01) a conclusão do curso de capacitação no uso da metodologia da Matriz de Insumo-Produto (MIP), que aconteceu na Escola do Legislativo (Elerj). Foi realizada uma cerimônia para a entrega dos diplomas aos mais de 30 alunos participantes da qualificação.

Diretor-presidente da Assessoria Fiscal, o economista Mauro Osorio destacou que as capacitações devem se repetir e chamou a atenção para a importância das parcerias entre Parlamento e universidades: “A ideia deste curso é entender melhor o nosso território. Espero que consigamos utilizar bem este estudo, assim como outros que estamos desenvolvendo. Queremos cada vez mais trazer a academia para dentro da Alerj, disse Mauro, antecipando que haverá outras oportunidades de se fazer essa capacitação.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento da UFFRJ, Joilson Cabral, enfatizou a relevância de difundir o conhecimento capaz de operacionalizar a MIP. “Só a construção e disponibilização da MIP seria um investimento sem uso. Quando capacitamos estamos incluindo nas diversas esferas do estado o planejamento e a capacidade de analisar o impacto de novos investimentos em nosso território", declarou.

Assessor da Secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), Cleiton da Costa ressaltou a importância do curso para poder pensar o futuro do Rio de Janeiro: “Foi uma semana muito intensa, aprendemos sobre um novo instrumento e vamos conseguir trazer isso para o debate sobre o desenvolvimento do estado. Foi muito agregador para a minha formação profissional".

Profissional do mercado de energia, Francisco Victer frisou que a MIP pode transformar abstrações em dados concretos. “A ferramenta nos possibilita estimar qual será o impacto real na economia da implantação de projetos. Com a MIP saímos do conceitual quanto à geração de empregos ou quanto aos valores envolvidos para sabermos de fato quanto está agregando e em quais setores da economia. É uma ferramenta poderosa”, afirmou.

bottom of page